Lavar as calças é ecologicamente desnecessário

FAMOSA MARCA DE CALÇAS JEANS CRIA CAMPANHA DE ECONOMIA DE ÁGUA NA QUAL SUGERE CONGELAR AS CALÇAS AO INVÉS DE LAVÁ-LAS, EVITANDO ASSIM O MAU CHEIRO


Preocupada com as conseqüências das mudanças climáticas, a empresa americana Levi Strauss adotou medidas curiosas para economizar água no processo de confecção de seus famosos jeans e no posterior uso das peças. Além de implementar novas técnicas nas plantações de algodão, a marca agora amacia seus produtos com pedras ao invés de água e sugere que seus clientes deixem de lavar suas calças.




Segunda a empresa, “os suprimentos de água potável no mundo todo estão diminuindo em taxas alarmantes”. Ela teme que racionamentos de água, causados pelas mudanças no clima do planeta, minem sua sobrevivência ao tornar o plantio do algodão caro demais. Em contrapartida, a companhia adotou medidas de economia de água nas plantações, como novas técnicas de irrigação e de coleta de água da chuva, além de programas de educação de agricultores no mundo inteiro, inclusive no Brasil [link para a campanha nacional]. 
 

As calças jeans da linha “Water<Less” da Levi’s utilizam cerca de 13 litros de água em sua confecção ao invés dos tradicionais 42 litros. As fibras do tecido são amaciadas utilizando-se pedras ao invés da tecnologia usual com água. Ainda assim, de acordo com a Levi Strauss, 21 litros d’água são utilizados a cada lavagem doméstica de calça jeans. Como não existe consenso sobre o período de tempo de uso de um jeans antes de lavá-lo, a sugestão da empresa é realizar uma lavagem a cada duas semanas, ou até mesmo não lavar as calças. A campanha ambientalista da Levi’s propõe em suas etiquetas que, a fim de economizar água potável, as calças não precisam ser enxaguadas; congelá-las no freezer de casa durante uma noite destruiria germes e bactérias tão eficientemente quanto uma custosa lavagem, além de eliminar odores desagradáveis. A marca concorrente GAP lançou recentemente um vídeo no qual sugere o mesmo procedimento, porém sem o viés verde, preferindo ressaltar que o congelamento ajuda a manter a cor e qualidade do tecido.