Fraude, foto utilizada por Al Gore para denunciar aquecimento global tem sua história revelada

 A MUNDIALMENTE FAMOSA FOTO SÍMBOLO DO AQUECIMENTO GLOBAL, UTLIZADA POR AL GORE E DIVULGADA EM INÚMEROS JORNAIS COMO EVIDÊNCIA DE DERRETIMENTO DE CALOTAS POLARES, FOI TIRADA NO VERÃO E DIFICILMENTE ESTÁ RELACIONADA COM MUDANÇAS CLIMÁTICAS.


“Seu habitat está derretendo...lindos animais literalmente forçados para fora do planeta. Eles estão em apuros, não têm para onde ir.” Estas foram as palavras de Al Gore, em seminário sobre aquecimento global, ao mostrar a famosa foto de dois ursos polares em um pequeno pedaço de gelo. O laureado do prêmio Nobel da Paz de 2007, porém, cometia um grave erro em sua afirmação. Não apenas sabemos que os ursos polares não estão em apuros, pois o número de indivíduos de sua espécie vêm aumentando significativamente nas últimas décadas, como também sabemos que a foto utilizada em sua apresentação não representa e não está relacionada com o aquecimento global. 




Em reportagem para o programa “Media Watch”, do canal ABC da Austrália, Amanda Byrd, responsável por tirar a foto usada por Gore, revela como a imagem chegou nas mãos da mídia e foi mal interpretada. Byrd, estudante australiana de biologia marinha, diz que a foto havia sido tirada dois anos e meio antes de ganhar espaço na mídia como símbolo do aquecimento global. A foto foi tirada em uma viajem ao Alasca durante o verão, estação na qual ocorre um derretimento normal de calotas polares todos os anos. “Eles não pareciam estar em perigo.(...) Eu não vi os ursos subindo nem descendo do gelo (...) e não há como dizer se eles estavam presos ou não.” - diz a estudante de biologia, que ainda realça não achar sua foto necessariamente relacionada com o aquecimento global e nem prova que ele está ocorrendo.

A trajetória da foto começou quando Byrd a compartilhou com o seu companheiro de viajem Dan Crosbie. Crosbie então cedeu a imagem para a divisão marítima e glacial do Departamento de Meio Ambiente canadense, o Canadian Ice Service, que por sua vez cedeu a imagem para a Environment Canada. Esta última instituição distribuiu a foto para sete agências da mídia, incluindo a Associated Press (AP).


 


A AP divulgou a imagem somente dois anos e meio depois, justamente no dia em que a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um grande relatório sobre aquecimento global. A foto chegou a sair na capa do New York Times, e também foi manchete em outros importantes jornais como o Herald Tribune, os londrinos Daily Mail e The Times e o canadense Ottawa Citizen. O jornal australiano Sunday Telegraph lançou a foto juntamente com uma matéria que dizia: “Eles se equilibram de modo precário ao topo do que sobrou do gelo, sua frágil sustentação o símbolo perfeito da tragédia do aquecimento global. Tirada por ambientalistas canadenses, a foto mostra um par de ursos polares presos em pequenos pedaços de gelo.” O editor do jornal Neil Breen afirma ter recebido a foto da AP e que, segundo eles, a foto representava o derretimento de calotas polares relacionada ao aquecimento global. A AP também teria dito à Breen que não haveria motivos para dúvidas sobre a veracidade da foto, pois ela havia sido tirada por autoridades do Canadian Ice Service.

Após a fraude ser revelada, o jornal canadense National Post publicou a seguinte declaração em matéria sobre a foto de Byrd: “Precisa-se manter em mente que os ursos não correm perigo algum. Esta é a imagem perfeita para representar mudanças climáticas...têm-se a impressão que eles estão no meio do oceano e que vão morrer...porém eles não estão longe da costa e seria possível para eles nadarem de volta...eles ainda estão vivos e se divertindo.”