O Homem das Neves existe, garante governo russo

DINHEIRO DO CONTRIBUINTE RUSSO PATROCINA EXPEDIÇÃO INTERNACIONAL QUE ENCONTRA EM TEMPO RECORDE EVIDÊNCIAS DA EXISTÊNCIA DO ABOMINÁVEL HOMEM DAS NEVES; COINCIDENTEMENTE, REGIÃO LUTA PARA SE TRANSFORMAR EM ESTÂNCIA TURÍSTICA

Apesar de inúmeros indícios que sugerem o contrário, ainda há crentes na existência do Yeti, ou Abominável Homem das Neves, hominídio peludo supostamente relacionado ao Homo neanderthalensis e que seria um dos elos perdidos da história evolutiva humana. Um desses é o governador da região de Kemerovo, na Sibéria. Seu gabinete convidou, no início do mês, pesquisadores russos, norte-americanos, canadenses, suecos, estonianos, chineses e mongóis para uma expedição científica em busca de evidências da existência do elusivo ser. E resultados já foram obtidos.

              Desde 1958, quando a Academia Soviética de Ciências partiu à caça de Yetis, não havia uma expedição científica deste tipo. Atualmente, acredita-se que dezenas de Homens das Neves morem na região, estimativa baseada no aumento de aparições registradas – que subiram três vezes em comparação a vinte anos atrás – e em “evidências” como galhos retorcidos, cabanas de paus e pegadas de até 35cm encontradas na neve.


               Novas “provas indisputáveis” dos monstros foram encontradas recentemente pela expedição internacional, de acordo com o governo da região russa. Segundo comunicado à imprensa, os cientistas descobriram pegadas, a cama dos Yetis, possivelmente pêlos e diversos “marcadores” com os quais os animais demarcam seu território. O material será ainda analisado por especialistas.

              A região russa da cidade de Kemerovo viveu seu ápice econômico à época da União Soviética, quando se transformou em importante centro de mineração e extração de carvão. Desde o colapso comunista, sua população praticamente não cresceu, ao contrário dos índices de desemprego. Atualmente, a solução encontrada pelo governo local a fim de combater o declínio econômico é transformar a cidade em destino turístico, fomentado pelo interesse no Homem das Neves. No comunicado à imprensa, declarou-se que se pretende criar um centro de estudos do Yeti na universidade local, além de um jornal científico dedicado à criatura legendária.