Ivar Giaever abandona a Associação Americana de Física

GANHADOR DO NOBEL SE DESVINCULA DE UMA DAS MAIS IMPORTANTES ASSOCIAÇÕES DE FÍSICOS DO MUNDO DEVIDO ÀS POSIÇÕES ANTI-CIENTÍFICAS DA ENTIDADE EM RELAÇÃO AO AQUECIMENTO GLOBAL.


A Associação Americana de Física (APS) acaba de perder um dos seus mais valiosos membros. Ivar Giaever, prêmio Nobel de física de 1973, cancelou seus laços com o grupo, afirmando que “não conseguia viver” com a declaração oficial da APS de que é “incontestável” que o aquecimento global esteja ocorrendo.

Na APS é ok discutir se a massa do próton muda com o tempo e como um multi-universo se comporta, mas a evidência do aquecimento global é incontestável?” – argüiu Ivar no e-mail no qual anuncia sua saída. 

Ivar Giaever

A repulsa do cientista não é novidade para a APS, segunda maior associação de físicos do planeta, com mais de 46 mil membros e editora de alguns dos jornais mais importantes da área. A declaração oficial questionada no e-mail, divulgada em 2007, gerou calorosas discussões, uma vez que o termo “incontestável” não se adequa ao método científico. À época, a APS se negou a retificá-lo. Porém, devido à pressão de membros, incluiu um adendo em 2010 no qual assume que “a palavra “incontestável” [...] é raramente utilizada na ciência, uma vez que, por sua própria natureza, a ciência questiona idéias prevalecentes. Os dados observacionais indicam um aquecimento global da superfície de 0.74 °C (+/- 0.18 °C) desde o final do século 19)”.  Mesmo após a demissão de Giaever, a associação não reverá o uso do termo. Outros cientistas de renome também haviam cancelado sua filiação com a entidade em vista do seu posicionamento invariável em relação ao aquecimento do planeta.

Ainda no e-mail, o doutor Giaever, que já classificou o aquecimento global como uma “nova religião”, questiona a validade da argumentação da APS em relação às mudanças climáticas. “A afirmação (...) é que a temperatura variou de ~288.0 para ~288.8 graus Kelvin em cerca de 150 anos, o que (caso verdadeira) significa para mim que a temperatura tem se mantido incrivelmente estável, e tanto a saúde quanto a felicidade humana definitivamente melhoraram neste período de “aquecimento””.